Protocolo
Clínico

Fonte: http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2017/Recomendacao/Relatorio_PCDT_Epilepsia_Portaria05-12-17_CP_65_2017.pdf (download em 22/11/2017).

Em dezembro de 2017, a CONITEC – Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS –  realizou a consulta pública nº 65/2017, sobre a proposta para atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Epilepsia. A CONITEC realiza as consultas públicas para conhecer a visão da sociedade, assim como receber suas valiosas contribuições, que podem ser tanto de conteúdo científico quanto relatos de experiência.

Apesar da dieta cetogênica ter elevada eficácia para pacientes com epilepsia refratária, comprovada através de dezenas de estudos clínicos, a proposta do protocolo abordava essa terapia de forma muito breve, sem especificar sua eficácia, indicações, contraindicações, exames e insumos necessários, entre outras informações que os protocolos clínicos devem apresentar. 

O Instituto Ceto Brasil, através de seus associados, divulgou a consulta pública para sociedades médicas e de nutrição, profissionais da saúde, pacientes e seus familiares, assim como através de redes sociais. O objetivo foi sensibilizar a sociedade sobre a importância de enviar contribuições, tanto de relatos pessoais sobre o uso e benefícios da dieta, assim como contribuições científicas.

O Instituto Ceto Brasil se uniu à Liga Brasileira de Epilepsia, Associação Brasileira de Epilepsia, Academia Brasileira de Neurologia  e às Sociedades Brasileiras de Neurologia Infantil e Neurofisiologia Clínica para elaborar uma proposta científica, a qual foi encaminhada à CONITEC por todas essas sociedades.

 

Conheça as contribuições enviadas pelo instituto e pela sociedade em geral : Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *